Diabetes
Se tem diabetes, significa que os seus níveis de glicose no sangue são mais elevados do que deveriam ser.
Existem dois tipos principais de diabetes, o tipo 1 e tipo 2, com o último sendo a forma mais comum da doença. Porque é mais provável de se desenvolver como resultado de fatores de estilo de vida.
O tipo 1, por outro lado, é desenvolvido durante a infância e não está relacionado com o estilo de vida. Ambas as condições têm tratamentos e podem ser controladas através de medicamentos.
Causas dos diabetes
Algumas pessoas podem ser geneticamente propensas a desenvolver diabetes do tipo 2, sendo mais sensível aos efeitos de fatores do estilo de vida associadas a diabetes, tais como a obesidade e o sedentarismo.
No entanto, por vezes, uma pessoa pode tornar-se resistente à insulina, sem qualquer história familiar, simplesmente porque não teve um estilo de vida saudável. Em casos extremamente raros, é possível que os medicamentos sejam a origem do desenvolvivento de diabetes tipo 2 numa pessoa.
A diabetes tipo 1 é geralmente o resultado de fatores que influenciam a auto-imunidade ou a capacidade do organismo produzir insulina.
Tratamento dos diabetes
Tanto os diabetes tipo 1 com do tipo 2 podem ser tratados. O tratamento para os diabetes de tipo 1 irá sempre envolver injecções de insulina, enquanto que para o tratamento do tipo 2 é menos drástica, envolvendo o uso de medicamentos por via oral.
Medicamentos como a Metformina ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, limitando a quantidade que o organismo possa absorver através dos alimentos. Regulando assim a produção de insulina pelo fígado que desta forma aumenta a sensibilidade das células musculares à insulina.
Metformina
A Metformina é um tratamento oral diário para os diabetes do tipo 2 que aumenta a sensibilidade das células à insulina muscular, diminui a produção de glicose pelo fígado e inibe a absorção de glicose através dos alimentos.
Metformina
A Metformina, também conhecida como Glucophage, é um dos tratamentos prescritos mais comums para a diabetes tipo 2 e tem sido usado por quase 40 anos.
Funciona de três maneiras ajudando a regular os níveis de glicose no sangue de forma a garantir que eles permanecem estáveis ??após as refeições.
A metformina é normalmente prescrita com a recomendação da prática desportiva e de uma dieta, mas também é conhecida por aumentar os níveis do bom colesterol e ajudar a perder peso.
Como é que a Metformina funciona?
A Metformina funciona de várias maneiras diferentes ajudando a regular os níveis de glicose no sangue.
Em primeiro lugar, aumenta a sensibilidade das células à insulina nos músculos, de modo a que eles sejam capazes de eliminar a glicose do sangue.
Para apoiar esta ação também reduz a produção de glicose pelas células do fígado e regula a quantidade de açúcar que absorve dos alimentos que consome.
Todas essas ações permitem a Metformina de ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue imediatamente após e durante as refeições.
Efeitos secundários daa Metformina
A Metformina é amplamente utilizada porque é eficaz, sem risco de efeitos secundários.
Os efeitos secundários mais comums podem incluir náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal ou perda de apetite. Algumas pessoas também relatam um gosto metálico na boca, mas isso é muito raro.
A maioria destes efeitos secundários não devem ser duradouros, mas se persistirem ou se tiver algum efeito mais preocupante, o melhor será procurar ajuda médica.